quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hospital Amigo da Criança

Uma iniciativa da OMS e da Unicef.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Em Ponta Grossa há um hospital que trabalha com as políticas do programa “Hospital Amigo da Criança”. Trata-se da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. 
A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para: 
·         Informar profissionais de saúde e o público em geral;
·         Trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
·         Apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno e
·         Combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.



Jissa, Henrique, Elaine, Alexandre, Geisiela e Winnie.




Referências bibliográficas
Extraído da tabela com a relação de todos os hospitais amigos da criança no Brasil.
Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_listaIHAC2010.pdf
Unicef. Iniciativa Hospital amigo da criança.
Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9994.htm

9 comentários:

  1. Apaguei a outra postagem então vou repetir o comentário da Bia: "Porque o Hospital da Criança na adotou a política?" Então, achamos que é porque ele não é maternidade, então não teria o primeiro contato com a puérpera que a Santa Casa tem, por ser referência para partos em Ponta Grossa. Mas obviamente que o Hospital da Criança teria plenas condições e até necessidade de adotar a política!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o objetivo dessa politica é o incentivo do aleitamento materno, né? eu acho que talvez eles não fazem parte porque quando as crianças chegam lá, as mães já (teoricamente) estão orientadas sobre o aleitamento, porque as crianças já estão um pouquinho maiores, não sei hehe

      Excluir
  2. Achei interessante postar os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, estabelecidos em 1990 pela Declaração de Innocenti
    1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
    2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
    3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
    4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
    5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
    6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
    7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
    8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
    9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
    10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

    ResponderExcluir
  3. EHEHEHE, TAMBÉM É IMPORTANTE PEDIR AO PAI QUE APOIE A AMAMENTAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Esqueceram de colocar que eu fazia parte do grupo também...

    ResponderExcluir
  5. Como a Elaine postou é de extrema importância ressaltar e esclarecer as mães que o aleitamento materno é a melhor opção para a saúde da criança, inclusive mostrar a elas que as crianças ficam imunologicamente mais desenvolvidas....

    ResponderExcluir
  6. Sobre essa iniciativa achei interessante o guia do bebê disponível on-line http://guiadobebe.uol.com.br/ em que muitas informações úteis às gestantes estão disponíveis.

    ResponderExcluir
  7. Como podemos perceber, em Ponta Grossa o único hospital envolvido é a Santa Casa.
    O que faz com que hospitais tradicionais da cidade como o Hospital da Criança e a maternidade (hospital Evangélico)não fazem parte dessa iniciativa? A maternidade é responsável por certa quantidade dos nascimentos na cidade... principalmente relacionado à mãe que está amamentando e as propagandas de artigos artificiais para os bebês! Seria interessante que todos abraçassem essa iniciativa da OMS!!

    ResponderExcluir
  8. O mais importante dessa iniciativa do governo é que todos os envolvidos no aleitamento materno, diretamente ou não, estejam dispostos a abraçar esta causa. Portanto, também não entendo o motivo do Hospital da Criança e do Hospital Evangélico (maternidade)de Ponta Grossa não terem adotado a política.

    ResponderExcluir