terça-feira, 15 de maio de 2012


Rede Amamenta Brasil
O que é a Rede Amamenta Brasil?
É uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profi ssionais e considerando as especifi cidades locais e regionais.
A coordenação nacional é do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, representado pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, em parceria com o Departamento de Atenção Básica. Considerando a capilaridade da Rede, é de responsabilidade das coordenações estaduais da Área da Criança e da Atenção Básica a sua implantação e coordenação nos estados, o mesmo acontecendo com as coordenações municipais, responsáveis pela implantação da Rede e acompanhamento das UBS nos municípios.
O que se faz?
Oficinas de Formação de Tutores em Aleitamento Materno: Capacitação de profi ssionais de saúde para utilizarem referenciais da educação crítico-refl exiva no ensino e aprendizagem do aleitamento materno, dando-lhes subsídios para auxiliarem na formação de novos tutores com competência para a realização de oficinas de trabalho em aleitamento materno nas unidades básicas de saúde.
Oficinas de Trabalho de Aleitamento Materno:  nas Unidades Básicas de Saúde Coordenadas pelo tutor, promovem a discussão da prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das unidades básicas de saúde e a pactuação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, de acordo com a realidade de cada UBS.
Acompanhamento das ações: Cada unidade básica de saúde tem um tutor responsável por acompanhar o desenvolvimento das suas  ações em aleitamento materno e auxiliar nas eventuais dificuldades das equipes. Para isso, ele faz visitas sistemáticas às unidades, a partir de suas necessidades.
Como são Formadas as Tramas da Rede Amamenta Brasil?
Ela se estrutura em várias esferas que se interconectam. Está articulada com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal e com o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.
A coordenação nacional é do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, representado pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Considerando a capilaridade da Rede, é de responsabilidade das coordenações estaduais da Área da Criança ou da Atenção Básica a sua implantação e coordenação nos estados, o mesmo acontecendo com as coordenações municipais, responsáveis pela implantação da Rede e acompanhamento das UBS nos municípios.
O que é Preciso para a Unidade Básica de Saúde Integrar a Rede Amamenta Brasil?
Para a certificação, a unidade básica deve cumprir os seguintes critérios:
. garantir a participação de no mínimo 80% da equipe na Oficina de Trabalho em  Aleitamento Materno
. monitorar os indicadores de aleitamento materno da sua área de abrangência utilizando o SISVAM web
. concretizar pelo menos uma ação pactuada ao final da oficina
. construir e implementar fluxograma de atendimento à dupla mãe-bebê no período de amamentação
Quem ganha com a Rede Amamenta Brasil?
. A criança: mamando exclusivamente nos primeiros seis meses e mantendo o aleitamento materno por dois anos ou mais, a criança tem melhor qualidade de vida, menor risco de adoecer e morrer, e maior possibilidade de estabelecer um bom vínculo afetivo com sua mãe.
. A mulher: amamentando mais, ela tem menos riscos de ter complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes.
. A família: quando a criança é alimentada ao seio, a família economiza e seus laços afetivos são reforçados.
. Os profissionais: a inserção da unidade na Rede implica em aumento das competências dos profissionais de saúde em aleitamento materno e no estímulo pela busca por mais conhecimento.
. O SUS: com o aumento das taxas de aleitamento materno, há redução de agravos à saúde das crianças e das mulheres. O País terá cidadãos mais saudáveis, evitando gastos com remédios e internações hospitalares.
No Paraná e em Ponta Grossa:
O Paraná é o Estado com o maior número de tutores da Rede Amamenta Brasil: 186.
Representando a cidade de Ponta Grossa, Arlete Bernini Fernandes e Silva  da Universidade Estadual de Ponta Grossa participou da oficina Piloto realizada em Londrina, em 2008.


RESULTADOS ALCANÇADOS
Até dezembro de 2010, foram realizadas, além das cinco oficinas macrorregionais de formação de tutores, 58 oficinas estaduais e municipais, o que resultou na formação de 1.415 tutores  e envolvimento de 1.034 UBS e 22.571 profissionais de saúde. O quadro 2 apresenta os resultados alcançados até o momento em cada estado, enquanto a Figura 9 apresenta o número de UBS envolvidas em cada unidade da Federação.


Fonte: REDE AMAMENTA BRASIL: OS PRIMEIROS PASSOS (2007-2010)




Referências:
portal.saude.gov.br

8 comentários:

  1. Esse trabalho foi realizado pelos acadêmicos: Bianca, Joelmir, Josué, Juliana e Lucas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma notícia que mostra a atividade da Rede amamenta Brasil atuando no estado do paraná:

    "Foram certificadas pela Rede Amamenta Brasil, neste mês de março, 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de oito municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde com sede em Londrina. A certificação é o reconhecimento pelos esforços pela promoção do aleitamento materno, uma vez que essas UBSs atenderam os requisitos necessários para a certificação emitida pelo MInistério da Saúde.
    "Isso é um reconhecimento do excelente trabalho que a equipe da regional de Londrina está realizando. Parabéns à 17ª Regional que vem se destacando com o maior número de tutores do Paraná", disse a chefe da divisão de Saúde da Criança, Izabel Brito.
    A Rede Amamenta Brasil constitui uma estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Primária a Saúde, na qual são formados tutores para atuarem na difusão de informações sobre a importância do aleitamento materno junto aos profissionais de saúde das UBS.
    Os tutores também apóiam a implementação de ações de incentivo ao aleitamento materno e monitoram os indicadores desta prática na região de abrangência da unidade de saúde. "É necessário que todos tenham consciência que a amamentação traz diversos benefícios tanto para o bebê, quanto para mãe, e principalmente contribui para a diminuir as taxas de mortalidade infantil", explicou a chefe da divisão de Saúde da Criança, Izabel Brito.

    Unidades que receberam certificação

    Jaguapitã
    Centro de Saúde; UBS Conjunto Francisco Consalter; UBS Alfredo Baticioto; UBS Vila Operária

    Lupionópolis
    Centro de Saúde

    Guaraci
    Centro de Saúde; UBS Bentópolis

    Rolândia
    UBS Central; UBS San Fernando

    Ibiporã
    Centro de Saúde Eugênio Dal Molin; UBS Dr.Wilson Funfas/ Vila Esperança; UBS José Silva Sá/ Jardim Pérola; UBS Taquara do Reino; UBS Orlando Pelisson/Jardim Bom Pastor; UBS Dr. Antonio Carlos Gomes/Serraia; UBS Dr. Mauro Fel Filgueiras / Jardim San Rafael; UBS Jardim Jhon Kennedy

    Tamarana
    UBS Iracema Maria Decol; UBS Plínio Pereira Araújo

    Pitangueiras
    Centro de Saúde

    Sertanópolis
    UBS Paulo Roberto Martins; UBS Maria Casagrande Favoret."

    Extraído de: http://londrina.odiario.com/parana/noticia/558462/rede-amamenta-brasil-certifica-22-unidades-de-saude/

    ResponderExcluir
  4. E quanto à dificuldade da amamentação por 'falta de leite' na mãe? Acho que os projetos estão indo muito bem e dando certo, mas esse outro aspecto é algo a se pensar.
    A mãe precisa saber amamentar, precisa ter acesso ao conhecimento sobre isso, precisa de pessoas que a orientem... mas não se pode dissociar todo o contexto em que acontece a amamentação. Para determinadas mães é um momento lindo, a maioria eu acredito, mas para algumas o pós parto é complicado e precisa de maior suporte!

    ResponderExcluir
  5. Era preciso haver uma política nacional de incentivo ao aleitamento materno na rede de atenção básica, pois é na atenção básica que se dá o maior contato da gestante, da puérpera e da lactante com o sistema de saúde. Era preciso capacitar a rede básica para acolher e oferecer assistência qualificada a essas mulheres, bebês e suas famílias. Era preciso uma estratégia que complementasse
    e se articulasse com os demais componentes da Política Brasileira de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Era preciso que a metodologia dessa estratégia fosse estruturada a partir da problematização do processo de trabalho das unidades básicas de saúde e valorizasse a experiência de vida de todos os atores. Era preciso uma estratégia que visasse à transformação das práticas profissionais e à reorganização do trabalho, tendo como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações. Era preciso uma estratégia que considerasse as inúmeras interfaces do aleitamento materno que compõem a rede sociobiológica da amamentação. Dentro desse contexto, foi criada a Rede Amamenta Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Mas Fer, a Rede Amamenta Brasil se preocupa com essa dificuldade das mães, visto que é um meio de capacitação de funcionários, para que eles possam lidar com esses problemas! Os dados que o Joelmir postou e a Jissa também, mostram o quanto está sendo importante e ativa essa política. Além disso existem outros programas como os bancos de leite, em que as mães que não o possuem podem usufruir! esse caderno é bem legal para quem quiser ler um pouco mais:

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/rede_amamenta_brasil_primeiros_passos.pdf

    ResponderExcluir
  7. Notícia sobre os bancos de leite:

    "MOBILIZAÇÃO - PG apoia criação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano - 16 maio, 2012 - 15:00

    - Juntamente com países Iberoamericanos, Brasil encorpa movimento pelo alinhamento mundial entre os Bancos de Leite Humano para fortalecer e ampliar programas que salvam vidas -

    O Banco de Leite Humano, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, promove uma mobilização para apoiar a criação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano. O evento será realizado com o Ônibus da Saúde, nesta sexta-feira (18), no Parque Ambiental, ao lado Mercado da Família. “Pretendemos sensibilizar a comunidade, e em especial as mães que amamentam, sobre a importância do aleitamento materno e a doação do leite excedente”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Criança, Ana De Bastiani. "

    Notícia completa:
    http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/12372

    ResponderExcluir
  8. NOTA DE CORREÇÃO: Devido a uma grave falha de comunicação, venho por meio deste chasque, comunicar que esse texto "Rede Amamenta Brasil" teve a participação, como autor, do acadêmico Bruno Ribeiro.
    Sem mais para este fim,
    Att

    ResponderExcluir