quinta-feira, 24 de novembro de 2011

APOIO MATRICIAL

As equipes de saúde dividem seus usuários em grupos e são organizadas territorialmente em equipes denominadas "Equipes de Referência". O Apoio Matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Ele é formado por um grupo de profissionais que não têm, necessariamente, relação direta e cotidiana com o usuário, mas cujas tarefas serão de prestar apoio às equipes de referência (equipes de SF). Assim, se a equipe de referência é composta por um conjunto de profissionais considerados essenciais na condução de problemas de saúde dos clientes, e eles deverão acionar uma rede assistencial necessária para cada caso.

Em geral, é nessa "rede" que estarão equipes ou serviços voltados para o apoio matricial (no caso, os NASF- Núcleos de apoio à Saúde da Família), de forma a assegurar, de modo dinâmico e interativo, a retaguarda especializada nas equipes de referência (no caso as equipes de Saúde da Família). O NASF está inserido na rede de serviços dentro da APS assim como as equipes de SF, ou seja, ele faz parte da APS.

O Apoio Matricial apresenta as dimensões de suporte: assistencial e técnico-pedagógico. A dimensão assistencial é aquela que vai produzir ação clínica direta com os usuários, e a ação técnico-pedagógica vai produzir ação de apoio educativo com e para a equipe. Essas duas dimensões podem e devem se misturar nos diversos momentos.

O município de Ponta Grossa conta com várias unidades em que funciona o PSF e possui também alguns CAPs, os quais contam com atividades que envolvem o Apoio Matricial.


REFERÊNCIAS:

1. Ministério da Saúde: Equipe de Referência e Apoio Matricial. Disponível em:>http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_referencia.pdf< Acesso em: 24 de novembro de 2011.

2. Caderno de atenção Básica: Diretrizes do NASF. Disponível em: >http://bvms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf


Acadêmica: Juliana S. Geraldino.

3 comentários:

  1. Ta ai uma das coisas que eu nunca tinha ouvido falar no SUS... Apoio matricial, mas também não sei até onde acho necessário isso.

    ResponderExcluir
  2. eu também não conhecia, Fer. Mas a idéia é boa, é mais apoio à população!

    ResponderExcluir
  3. Mas esse apoio ocorre no dia-a-dia ou é marcada reuniões com as equipes?

    ResponderExcluir