segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conselhos Municipais de Saúde

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
Porém sua estrutura e seu funcionamento vão muito além desse conceito. E por isso existe a resolução número 333 do conselho nacional de saúde, que regulamenta o conceito, organização, funcionamento, estrutura e competências dos conselhos.

Segue a resolução assinada pelo Presidente do Conselho Nacional de Saúde e Ministro de Estado da Saúde em 2003, HUMBERTO COSTA.

6 comentários:

  1. Acredito que falta conhecimento da população a respeito disso, antes de entrar na faculdade muitos de nós, acredito que a maioria também não conheciam esses meios de controle social. Poderíamos pensar em meios de educar a população sobre seus direitos e deveres para contribuir com as políticas de saúde.
    Elaine, Tiago Z. e Matheus

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Elaine sobre o desconhecimento do Conselho municipal! Inclusive comemos a maior bola por não ter comparecido no conselho em julho! Nossos colegas de enfermagem comparecem com o numero minimo de alunos e conseguiram uma cadeira de representatividade no conselho regional de saúde e tem o direito de votar! Precisamos nos organizar ano que vem para também participar posto que é de extrema importância a nossa participação ATIVA e não apenas teórica no sistema de saúde de Ponta Grossa!

    ResponderExcluir
  3. Olááá gente bonita,

    Como alguns já me ouviram falar, acho que temos que ir no nosso e pedir para mudar o horario do posto de saúde. Um problema que resolveria o acesso dos pacientes!

    ResponderExcluir
  4. Gente eu queria gerar um post e não apenas comentarios...alguem sabe como faço?? =D

    ResponderExcluir
  5. É, muita gente desconhece essa ferramenta que a gente tem para tentar mudar nossa realidade. Uma tentativa de educação da população à este respeito é uma boa mesmo, como disse a Elaine.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel e comentaristas, e os conselhos locais de saúde? Para que servem? Será que vocês podem participar?
    Sobre os conselhos municipais de saúde, saibam que como ouvinte podem participar das reuniões. Veremos uma oportunidade de levá-los. E a sugestão da Dayana é boa?

    ResponderExcluir