quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O QUE É CLÍNICA AMPLIADA?

É um trabalho clínico que visa ao sujeito e à doença, à família e ao contexto, tendo como objetivo produzir saúde (eficácia terapêutica) e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidade. Utiliza como meios de trabalho: a integração da equipe multiprofissional, a adscrição de clientela e a construção de vínculo, a elaboração de projeto terapêutico conforme a vulnerabilidade de cada caso, e a ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença.
A clínica ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida de modo prazeroso.
De modo geral, quando se pensa em clínica, imagina-se um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese do paciente ter uma determinada doença. No entanto, a clínica precisa ser muito mais do que isso, pois todos sabemos que as pessoas não se limitam às expressões das doenças de que são portadoras. É certo que um diagnóstico sempre parte de um princípio universalizante, generalizável para todos, ou seja, ele supõe e produz uma igualdade que é apenas parcialmente verdadeira, por exemplo: um alcoolista é um alcoolista e um hipertenso é um hipertenso.
Mas, isso pode levar à suposição de que basta o diagnóstico para definir todo o tratamento para aquela pessoa. Entretanto, como já dizia um velho ditado: “na medicina, cada caso é um caso”. E isto pode mudar, ao menos em parte, a conduta do médico. Por exemplo, se a pessoa com hipertensão é deprimida ou não, se tem relacionamentos com outras pessoas ou não, se está empregada ou não, tudo isso interfere no desenvolvimento da doença. O diagnóstico pressupõe uma certa regularidade, uma repetição. Mas é preciso saber, além do que o sujeito apresenta de igual, o que ele apresenta de diferente, de singular, isto é, um conjunto de sinais e sintomas que somente nele se expressam de determinado modo. Com isso, abrem-se inúmeras possibilidades de intervenção, e é possível propor tratamentos muito melhores com a participação das pessoas envolvidas.
Vejamos um exemplo:
Um serviço de hematologia percebeu que mesmo tendo disponível toda a tecnologia para o diagnóstico e o tratamento dos pacientes com anemia falciforme, havia um problema que, se não fosse levado em conta, não resolveria a situação de muitos desses pacientes. A anemia falciforme acomete principalmente a população negra. Ora, é um fato importante que a história dessa população é marcada pela discriminação racial, um dos fatores que mais determinam a desigualdade social. No contexto em que o serviço de hematologia trabalha, o tratamento ficaria muito limitado se os técnicos e responsáveis do serviço ignorassem esta questão, uma vez que a sobrevivência dos pacientes está em jogo. Assim, no caso dos portadores de anemia falciforme que, por efeitos das suas condições socioeconômicas desiguais, só tenham acesso a trabalhos braçais, é necessário criar novas opções de trabalho para eles, uma vez que não poderão mais exercer esse tipo de trabalho.
O serviço então se debruçou sobre o problema e propôs buscar ajuda em escolas de computação para oferecer cursos a esses usuários, desde que o desejassem, abrindo-lhes assim novas opções de trabalho e melhorando a sua expectativa de vida. O serviço de saúde poderia ter se concentrado no problema genético e em toda a tecnologia que ele dispõe para diagnóstico e tratamento, ignorando, como ainda é muito comum de acontecer, a história e a situação social das pessoas que estão sob seus cuidados.

Podemos dizer então que a clínica ampliada é:
· Um compromisso radical com o sujeito doente visto de modo singular;
· Assumir a RESPONSABILIDADE sobre os usuários dos serviços de saúde;
· Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE;
· RECONHECER OS LIMITES DO CONHECIMENTO dos profissionais de saúde e das TECNOLOGIAS por eles empregadas – tarefa muito difícil para esses profissionais –, e buscar outros conhecimentos em diferentes setores, como no exemplo mencionado anteriormente onde o serviço de saúde incorporou o conhecimento acerca da situação de exclusão em que viviam seus usuários;
· Assumir um compromisso ÉTICO profundo.

REFERÊNCIAS
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/sus_3edicao_completo.pdf


Ewelyn Araújo e Vanessa Lange

6 comentários:

  1. É interessante perceber que a clínica ampliada está bastante associada com os "Projetos Terapêuticos Singulares (PTS)", pois ambos analisam a situação de cada paciente - em sua singularidade - indo além do consultório médico. Os PTS foram bem desenvolvidos na atenção à saúde mental, devido a complexidade desses pacientes, pois não só eles necessitam de uma abordagem mais particularizada (que é feita através do PTS), mas também a família dessas pessoas (clínica ampliada), tendo maior apoio e mais informações sobre a doença do paciente.
    Eu entendo isso como uma visão mais completa e com maior poder de resolutividade por parte dos profissionais da saúde, pois além de tratar os problemas biológicos da pessoa, tem também a capacidade de resolver, ou melhorar a condição de vida, os problemas socioeconômicos das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Tanto a Clínica Ampliada e o PTS fazem parte de um projeto do Ministério da Saúde, o HUMANIZA SUS, que possui outros projetos além dos citados acima.
    O endereço eletrônico do Ministério da Saúde com mais detalhes desse programa:
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342

    ResponderExcluir
  3. O projeto HUMANIZASUS que engloba a clínica ampliada só vem a contribuir para a melhora da qualidade de vida de gestores, trabalhadores e principalmente usuários,reconhecendo-os como sujeitos ativos e protagonistas das ações de saúde, ou seja, acaba por resgatar os princípios básicos do SUS frente a um sistema ainda,muitas vezes, burocrático e verticalizado.

    ResponderExcluir
  4. O conceito meio que se confunde com o de medicina humanizada, não?

    ResponderExcluir
  5. Esse conceito de clínica ampliada é uma das coisas mais legais do SUS, ao meu ver! Até porque é um conceito que devemos ter na prática clínica independente de qualquer situação ou local onde a gente venha a trabalhar pois é o significado do ato médico e caracteriza o poder transformador da atençao a saúde, que não pode ter caráter apenas curativo, mas sim revolucionar o modo de vida individual e de uma sociedade.

    ResponderExcluir