sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gestão das listas de espera


Gestão das listas de espera

Quando os profissionais dos Centros de Saúde identificam usuários com problemas que necessitam de atendimento especializado, encaminham para o especialista. A marcação da consulta é feito pelo Centro de Saúde por um funcionário que, diariamente, entra em contato com Central de Marcação de Consultas (CMC). Para as Unidades já ligadas ao sistema informatizado, a marcação é feita por meio de um computador diretamente do Centro de Saúde. Após a marcação da consulta, o Centro de Saúde comunica ao usuário o dia, horário e local marcado para o atendimento. Esses atendimentos são realizados por Unidades públicas e por serviços contratados pelo SUS-BH. Após o atendimento pelo especialista, de acordo com cada caso, o usuário poderá seguir os seguintes caminhos:





O que é CMC?
A implantação da Central de Marcação de Consultas Especializadas apresentou como proposta a organização do atendimento nas especialidades na rede de serviços de saúde, com o objetivo principal de agendar as consultas especializadas referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde e realizadas pelo SUS/BH (incluindo aquelas prestadas pelos serviços próprios e conveniados), agilizando e facilitando o acesso dos usuários à atenção secundária e mantendo o princípio de equidade na distribuição das mesmas. A proposta é que estivessem alocadas na CMC 100% das consultas próprias e contratadas, resultando a curto prazo em redução das filas, facilitação do acesso ao usuário que passaria a garantir o seu encaminhamento à consulta especializada através da Unidade onde foi atendido, além da possibilidade de diminuição do absenteísmo. O processo de implantação do sistema sob a gestão do município iniciou-se na segunda quinzena de 1.995 em regime de parceria entre o DATASUS/MS, PRODABEL e SMSA, interligando as Unidades de Referência Secundária (PAM´s e Policlínicas) aos Centros de Saúde de Belo Horizonte e dos municípios da RMBH, disponibilizando para a rede 800 consultas/dia.

Quais os objetivos do CMC?
Os objetivos principais da Central de Marcação de Consultas são:
· Estabelecer fluxos que caracterizem as Unidades Básicas de Saúde como porta de entrada principal para o Sistema;
· Caracterizar os PAM´s e Policlínicas interligados à CMC como referências secundárias à rede de
serviços;
· Proceder o agendamento das consultas especializadas na própria Unidade Básica onde o usuário é atendido;
· Organizar a marcação de consultas especializadas, minimizando a perda por desistências ou impedimentos;
· Subsidiar a organização dos SAME´s e do atendimento aos usuários nos PAM´s e Policlínicas, garantindo o acesso aos retornos para o mesmo profissional médico que realizou a primeira
consulta.

Os objetivos específicos são:
· Cadastrar os profissionais que prestam atendimento especializado, disponibilizando suas agendas para a rede através do Sistema de Marcação;
· Marcar as consultas nos horários definidos para cada distrito ou cidade do interior, distribuindo as consultas, dentro de quotas previstas;
· Encaminhar as agendas com pacientes marcados aos prestadores no dia anterior à realização das consultas;
· Receber as agendas de volta, checar seu preenchimento e digitar os dados provenientes das agendas, alimentando o sistema de informação do Sistema de Marcação de Consultas;
· Gerar relatórios, permitindo às unidades, aos Distritos, à Gerência de Assistência, Gestor do SUS, Secretários Regionais e ao Conselho Municipal de Saúde o acompanhamento das consultas agendadas, realizadas e do absenteísmo;
· Monitorar o número de profissionais inscritos, com destaque sobre o cumprimento das normas para disponibilização de consultas;
· Monitorar e resolver os problemas do Sistema de Marcação, bem como informar e acompanhar a resolução dos problemas junto à PRODABEL e DATASUS/RJ;
· Subsidiar e acompanhar os convênios para disponibilização de atenção especializada, monitorando a quantidade de consultas e os problemas no referenciamento, buscando resolvê-los.
Quais são os benefícios do CMC?
  • Redução
    no tempo gasto para a marcação de consultas;
  • Segurança no agendamento realizado;
  • Garantia de consultas ofertadas a todos os municípios envolvidos no sistema;
  • Aproveitamento total dos recursos disponíveis no município de referência;
  • Banco de dados de toda a capacidade instalada.

Quais são as produções do CMC?
Além do agendamento realizado de forma otimizada, considerado como o principal objetivo do sistema, o aplicativo gera relatórios operacionais e estatísticos sobre a movimentação diária de seus dados. Os relatórios emitidos têm periodicidade variável de acordo com o tipo específico a ser gerado:
· Tabelas

· Agenda diária

· Relação de médicos impedidos

· Relação de escala médica

· Taxa de realização de consultas

· Total de consultas não utilizadas

· Solicitações por unidade de saúde

· Oferta e demanda por município

· Produção por operadores


Quais são os problemas enfrentados no CMC?

1.Baixa oferta de consultas especializadas.

A dificuldade de acesso à atenção secundária tem como seu aspecto mais
significativo a baixa oferta de consultas especializadas. Cabe ressaltar ainda a baixa oferta de exames especializados, principalmente de ultra-sons especiais, que se mantida nestes padrões, demandarão vários anos para seu atendimento, bem como para a Endodontia, Hematologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Estas áreas, que contam com baixa oferta especializada no mercado como um todo e com necessidade de alto aporte tecnológico, limita a capacidade do município na montagem de serviços próprios. Mesmo tendo dobrado o valor da consulta especializada repassado pelo Ministério da Saúde e que é pago ao setor contratado como incentivo para a disponibilização de serviços para a rede através da Central de Marcação, não se consegue aumentar significativamente a oferta nestas clínicas, permanecendo grande dificuldade na compra de serviços na quantidade e complexidade necessárias para atender a demanda apresentada pela nossa rede.


2. Baixa capacidade de reposição dos recursos existentes, principalmente dos municipalizados do ESTADO e do ex-INAMPS.

Os PAM's foram municipalizados em 1992 e naquelas unidades se concentravam a grande maioria dos recursos especializados. Com a municipalização, ficou indefinida uma política de substituição desses quadros, que estão se demitindo e se aposentando em grande número e que atendem, ainda que diferenciadamente. Mesmo com o grande esforço feito pela SMSA para reposição de especialistas como concursos públicos, contratação administrativa e oferecimento aos profissionais para cumprimento de extensão de jornada, o município não é capaz de, isoladamente, superar tal problema e ainda disponibilizar recursos próprios para todo o Estado.

3. Má utilização das consultas disponíveis:

Ausências de pacientes uma questão que afeta significativamente a disponibilidade de recursos, uma vez que esse paciente, além de ocupar a vaga de outro que poderia ter tido acesso ao sistema, retorna ao serviço para nova marcação. Assim, o fator mais importante no não aproveitamento de consultas agendadas foi a ausência do paciente.


4. Desorganização da referência e contra-referência:


Observa-se encaminhamentos equivocados de parte a parte : existe ainda na rede uma cultura institucional de não responsabilização pelo referenciamento de pacientes, o que faz com que exista um grande número de pacientes com acompanhamento periódico na atenção secundária e que poderiam estar sendo acompanhados e beneficiados na atenção básica. Se por um lado esta situação dificulta o acesso de novos pacientes ao sistema, por outro descaracteriza o papel dos especialistas no acompanhamento de pacientes portadores de casos clínicos mais complexos ou egressos de internações e no papel de consultoria aos profissionais das clínicas básicas.


5. Outros Problemas

· Manutenção da Central - Problemas com a manutenção do programa e com seus limites no sentido de responder às necessidades impostas pela organização dos serviços. O Sistema proposto para agendamento secundário a partir da informatização da rede e que responderá às necessidades do Sistema de Marcação não existe no mercado e deverá ser desenvolvido por empresa contratada pela SMSA para este fim.
· Dificuldades para a elaboração dos relatórios para monitoramento das unidades, profissionais e consultas cadastradas na CMC - Os relatórios emitidos pelo sistema são poucos e mal estruturados. Como as mudanças são diárias, a responsabilidade de produzir informações para monitoramento impõe que praticamente todos os relatórios sejam feitos "à mão", com um dispêndio enorme de tempo de trabalho, tornando impraticável a produção mais constante de informações.

Sobre o assunto:
1. SUS:Pacientes reclamam da dificuldade de marcação em SAJ -http://www.ointerior.com.br/blog/?p=6709

2. Software facilita o agendamento de consultas e de exames no SUS - http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2011/10/software-facilitaoagendamento-de-consultas-e-de-exames-no-sus.html

3. Marcação de consultas mais ágil em Teresópolis - http://www.teresopolis.com.br/t1/3/index.php?option=com_k2&view=item&id=3238:marca%C3%A7%C3%A3o-de-consultas-mais-%C3%A1gil-em-teres C3B3polis&Itemid=141&tmpl=component&print=1

4. Teste não recomendado para cardíacos - http://wp.clicrbs.com.br/seuproblema/tag/marcacao-de-consultas/?topo=52,1,1,,186,e186


Referências

Guia dos usuário do SUS BH . Disponível em <http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/co
municacao/guia_usuario_sus.pdf
>. Acessado em 23 de novembro de 2011.

GARÍGLIO, M. T.; MARQUES, Z. de F. A. Um instrumento de regulação do SUS: A Central de Marcação de Consultas. Revista Eletrônica Mensal da SMSA-PBH, ed. 07, julho/ 2002. Disponível em: < http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/saudedigital/julho2002/cmc2.html>. Acessado em 23 de novembro de 2011.

2 comentários:

  1. Texto de: Cassim, Natália e Thiago Merini :)

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  2. Essa estrutura administrativa é muito interessante, mas é muito burocrático, além da falta de profissionais especializados,o que faz aumentar muito o tempo de espera para a consulta causando a desistência do paciente da consulta, ou então que piore seu quadro clínico, e isso irá aumentar os gastos para solucionar seu problema.

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