sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conselho Local de Saúde


http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/conselho/i16folder-cms.pdf

Acadêmica: Jissa

6 comentários:

  1. Os conselhos municipais de saúde foram criados com a "intenção" de aumentar a participação popular nas decisões que norteariam os investimentos e ações na saúde local. Sabemos, entretanto, que essa participação não é tão ativa como deveria. Os motivos para isso são vários. Sabemos também que se realmente fosse levada a sério, não só a participação, mas também a necessidade e vontade popular, a situação da saúde seria bem diferente da que hoje vivemos.

    Segue o link da resolução 333º que deu origem aos conselhos municipais de saúde.
    http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2005/resolucao333.html

    ResponderExcluir
  2. Mas o engraçado é q o governo somente tem intenção de fazer propaganda coisas do seu agrado (eleicoes)...eu so fiquei sabendo de conselho de saude depois que entrei no curso!

    ResponderExcluir
  3. Ë justamente o que a gente conversou na discussão sobre terceirização do Sus com o prof Coradassi, os conselhos municipais existem mas a maior parcela da população ou não sabe ou não dá a devida valorização a esse fato.

    ResponderExcluir
  4. o complicado é que nessas propagandas e explanações sobre os conselhos não é comentado sobre a limitação dos mesmo, como ja vimos muitas vezes um dos problemas centrais da precarização da saúde que temos é o subfinanciamento que acontece, e nos conselhos por exemplo isso pode ser constatado, mas será que isso fará com que o problema seja resolvido?? é complicado participar de um conselho resolutivo sabendo das limitações de sua resolutividade... vamos nele decidir como utilizar da melhor maneira as migalhas que o governo investe na saúde...

    ResponderExcluir
  5. A dificuldade maior para formação dos CLS é justamente a mobilização da comunidade local.. para tanto os ACSs são peças fundamentais no processo

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que esses CLS são como qualquer outro problema para as pessoas... elas só se preocupam e procuram mudar algo quando estão realmente precisando do SUS... e mesmo assim, ficam reclamando do sistema para seus vizinhos e amigos, mas não participam dos CLS.

    ResponderExcluir