sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quais municípios são beneficiados com o NASF e com o apoio matricial?

O apoio matricial é uma das ferramentas utilizadas pelo NASF para sua consolidação. É na verdade uma tecnologia de gestão onde uma equipe tem a responsabilidade perante determinada clientela. Em geral é uma rede em que estarão equipes ou serviços voltados para o Nasf de forma a assegurar, de modo dinâmico e interativo, a retaguarda especializada nas equipes de referência (como as equipes de PSF).
Sabendo portanto que o apoio matricial é parte integrante da política do NASF, os municípios que são beneficiados com esse sistema, estão automaticamente ligados ao apoio matricial e são aqueles credenciados e que recebem verbas para tanto, entre eles no estado do Paraná: Maringá, Cornelio Procopio, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Novas laranjeiras.
O restante dos municípios beneficiados com esse programa constam no seguinte link: http://www.saudeinfonews.com.br/arquivos/PT16161.pdf
Segue abaixo vários sites e vídeos de apoio sobre NASF e apoio matricial:
1) Vídeo sobre implantação do NASF e do Apoio matricial em Catro no Ceara

2) Diretrizes do NASF
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf
3) Equipe de referência e Apoio Matricial (Ministério da Saúde)
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_referencia.pdf
4) Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde/ Cadernos de Saúde
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000200016

Referências Bibliográficas
1) CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; DOMITTI, Ana Carla. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, Feb. 2007 . Available from . access on 25 Nov. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200016.
2) CAMPOS, GWS. Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde. Ciênc. Saúde Pública: Rio de Janeiro , fev.2007
3) Diretrizes da Atenção Básica a Família.Ministério da Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf . Acessado dia 24 de novembro de 2011.


Acadêmica: Mariana Sandri Schumacher

3 comentários:

  1. Muito interessante saber quais os municípios que podem contar com o apoio matricial! A idéia em si é muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Já que é uma política para consolidar o NASF, não seria interessante expandir para todo o estado do Paraná?

    ResponderExcluir
  3. Seria interessantissimo Joelmir, mas é impossível devido a pequena parcela de profissionais interessados em trabalhar no SUS e uma parcela ainda menos dos profissionais que trabalham no SUS e fazem questão de colaborar para o seu funcionamento!

    ResponderExcluir